Ressaltar a importância dos museus e memoriais de Maceió e seu valioso patrimônio cultural é um dos fundamentos da exposição “Museus Maceioenses: História, Memória, Patrimônio e Educação". A abertura aconteceu nesta quarta-feira (07), no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa). O evento reuniu alunos, pesquisadores, visitantes e admiradores da arte e da cultura alagoana.
Realizado pelo Grupo de Pesquisa Histórica e Interdisciplinar Luiz Sávio de Almeida (G.PHILSA), com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), a exposição busca incentivar as novas gerações a conhecerem a história dos patrimônios culturais do estado, por meio das reproduções arquitetônicas dos equipamentos culturais.
A Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou a relevância da exposição para a valorização da cultura local.
“A exposição é um exemplo de como podemos aproximar a educação e a cultura. Ao envolver nossos jovens na criação dessas peças, estamos não apenas promovendo o conhecimento sobre nosso patrimônio, mas também incentivando a criatividade e o engajamento com a história local”, disse.
Para a integrante do grupo de pesquisa e uma das curadoras da exposição, Luciana Luz, a exposição é um instrumento que possibilita a aproximação da educação com a cultura.
“A nossa cultura é fabulosa, encantadora e que possibilita a participação de jovens, crianças e quem tiver interesse em participar, produzir e aprimorar o seu conhecimento. Essa aproximação entre a cultura e a educação é importante para o desenvolvimento socioeducativo, onde cada traço nessas peças representa a história de cada aluno e o pertencimento deles dentro da cultura”, disse.
A exposição exibe, em seu diversificado acervo, desenhos e ilustrações de dezenove instituições alagoanas entre museus e locais de memória que foram confeccionados por alunos da escola pública estadual. Eles puderam expressar toda a sua criatividade por diferentes olhares.
O momento contou com a apresentação dos professores e curadores da exposição: Luciana Luz, Willames Santana e Juliana Ferreira. Eles apresentaram toda a temática da mostra e um passeio guiado pelo museu, mediado pela historiadora do Misa, Jinny Mikaelly.
Alanny Victoria, estudante do ensino médio da Escola Estadual Professora Guiomar de Almeida Peixoto, no bairro da Ponta Grossa em Maceió, disse que participar da exposição é uma experiência incrível.
“É um momento inesquecível e interessante, pois podemos explorar mais os nossos interesses e ampliar o nosso conhecimento além da sala de aula. Com cada peça produzida, podemos mostrar que somos capazes de criar algo e fazer as coisas que nós gostamos”, comentou.
A mostra é gratuita e estará disponível até o dia 13 de setembro, de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h, no Misa, localizado na Rua Sá e Albuquerque, 275, no bairro do Jaraguá, em Maceió.