Primeiro Poder  Publicidade 1200x90

Matriarca da família Sampaio completaria 117 anos

02/12/2024 12h21 - Atualizado há 1 mês

Saudades eternas da matriarca da Família Sampaio: Heloísa Sampaio, mais conhecida como Luiza Sampaio, estaria completando 117 anos nesse 1º de dezembro. Uma mulher guerreira e sempre contundente em suas colocações, foi e é exemplo para a Família até hoje. Heloisa foi a única mulher a ser cinco vezes primeira dama do município de Palmeira dos Índios.

Nasceu em 1905, foi casada com o saudoso ex-governador de Alagoas Manoel Sampaio Luz, o Juca Sampaio, foi vereador, prefeito por cinco vezes de Palmeira e o governador . Teve nove filhos, sendo cinco homens e quatro mulheres: Maria do Carmo, Maria das Graças, Izabel Sampaio Melo, Maria Heloísa, Gilberto (que faleceu ainda criança), José Sampaio, Geraldo, George (falecido aos 21 anos) e Gileno. Luiza partiu no ano de 2007.

Gileno Sampaio foi vice-prefeito, prefeito e prefeito de Palmeira dos Índios. José Sampaio chegou à Câmara dos Deputados do estado de São Paulo e por Alagoas foi eleito Deputado Federal.
Geraldo Sampaio, que seguiu a tradição familiar, iniciou a sua carreira política como deputado estadual por três vezes.

Em 1963 assumiu o mandato de deputado federal e foi vice-governador do primeiro governo de Ronaldo Lessa (1999-2003). Já afastado da política, foi conselheiro e presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, onde chegou a equiparar os salários dos funcionários do tribunal de contas com o da assembleia legislativa.

Fundou o Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Alagoas e, como empresário, criou o Grupo Sampaio de Rádio e Televisão, formado pelas rádios Sampaio AM e Sampaio FM, em Palmeira dos Índios, e pela TV Alagoas. foi também da sua iniciativa a formação dos empreendimentos Incopel e o Grupo Parque das Flores.

Heloisa Sampaio chegou a ser homenageada no Senado, pelo então senador Teotônio Vilela Filho, em 2005, na época do seu centenário.

Luiza Sampaio sempre foi preocupada com o bem estar dos palmeirense, inclusive em suas horas de folga se dedicava a ensinar as mulheres a bordar, na igreja de São Cristóvão. Heloisa Sampaio deixou um legado para a família que até hoje é lembrado por todos os entes queridos: a franqueza e a honestidade.














cadaminuto.com.br





 


Notícias Relacionadas »
Primeiro Poder  Publicidade 1200x90