Primeiro Poder  Publicidade 1200x90

Hemoal realiza coletas externas de sangue em Arapiraca e União dos Palmares para atender a demanda no Natal

Ações simultâneas acontecem das 8h às 16h e visam facilitar o acesso dos voluntários à prática da doação sanguínea no interior do Estado

17/12/2024 08h06 - Atualizado há 1 mês

Para formar estoque de sangue estratégico e atender a demanda de transfusões no Natal, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove duas coletas externas nesta terça-feira (17). As ações simultâneas irão ocorrer das 8h às 16h, em Arapiraca, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro; e em União dos Palmares, no Hospital Regional da Mata (HRM), às margens da AL 205.

 

Através das ações itinerantes o Hemoal contribui também para facilitar o acesso dos alagoanos que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue.

"Muitas pessoas não dispõe de tempo para comparecer em nossos postos fixos de coleta em Arapiraca e Maceió e, por isso, as ações itinerantes facilitam esse acesso, para que possamos abastecer as maternidades e hospitais, principalmente em períodos festivos, como o natalino", frisa a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes.

 

 

A gestora do hemocentro alagoano ressalta, entretanto, que para se candidatar à doação voluntária de sangue, é necessário seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo portarias ministeriais, é necessário ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, além de bom bom estado de saúde.

 

"No caso das pessoas acometidas por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, há impedimento permanente para doar sangue. Com relação às mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando", informa Verônica Guedes.

 

A diretora do Hemoal lembra que, ao se dirigir a um posto de doação de sangue, o voluntário deve portar um documento de identificação com foto e estar alimentado, evitando, apenas, alimentos gordurosos.

"O candidato à doação de sangue também não pode ter ingerido bebidas alcoólicas, o que é um fator que proíbe a doação sanguínea", reforça.

























alagoas.al.gov.br


Notícias Relacionadas »
Primeiro Poder  Publicidade 1200x90