Primeiro Poder  Publicidade 1200x90

Seduc comemora bom desempenho de estudantes da rede estadual no Enem

Levantamento preliminar da Gerência Especial para Exames do Ensino Médio aponta que vários alunos conseguiram notas acima de 900 na redação

14/01/2025 09h10 - Atualizado há 1 semana

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) comemora o bom desempenho de seus estudantes na edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (13) e, segundo levantamento preliminar da Gerência Especial para Exames do Ensino Médio da pasta, vários estudantes conquistaram notas acima de 900 pontos na prova da redação, o que influencia positivamente na sua média geral para quando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) for aberto.

 

Alagoas superou a meta estipulada pelo Governo Federal de estudantes da rede pública inscritos no Enem em 2024. Segundo dados do Inep, órgão responsável pelo exame, 37.205 estudantes que concluíram o ensino médio em 2024 em escolas estaduais ou federais se inscreveram no exame, o que representa 100% dos concluintes do Ensino Médio da rede pública em 2024. Deste quantitativo, pouco mais de 30 mil são da rede estadual de ensino.

 

“Ficamos sempre muito felizes quando vemos alunos da nossa rede estadual se destacando no Enem. Tivemos mais de trinta mil inscritos. Ou seja, quase cem por cento dos nossos estudantes concluintes do Ensino Médio participaram do exame que é a principal porta de entrada para o Ensino Superior. E isso é resultado do empenho de todos: professores, alunos e pais de alunos”, celebra a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, destacando também o alcance de iniciativas como o programa Foca o Enem.

 

Isso porque, em 2024, o programa do Governo de Alagoas obteve números expressivos. Criado para fortalecer a preparação dos alunos da rede estadual, o Foca o Enem também garante a distribuição de material didático específico, totalizando 1 milhão de impressões no ano passado, quando foram ministradas 229 aulas sobre diversas áreas do conhecimento. Também foram realizados 16 aulões online ao vivo para todas as escolas, com as quais a Seduc alcançou 71.973 visualizações. Além disso, com o Simulado Foca o Enem, todos puderam treinar o cumprimento das regras, o tempo destinado à prova, a quantidade de questões, o preenchimento da folha de resposta e a produção de redação, entre outros procedimentos relacionados ao exame.

 

A gerente especial para Exames do Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa, também comemora o resultado e estima um grande número de estudantes da rede estadual ingressando no Ensino Superior. “Inscrevemos 100% dos alunos da rede estadual no Enem e também tivemos crescimento na participação efetiva dos estudantes nos dois dias de prova. Agora, este estudante deve ficar atento à abertura do Sisu, cujas inscrições começam na próxima sexta-feira, dia 17, e terminam no dia 21. Na hora de escolher o curso, ele deve levar em conta a sua média geral e verificar notas de corte de edições passadas para ver se a sua média se encaixa no curso pretendido”, orienta Danielly.

 

 

Como acessar a nota

 

As notas estão disponíveis no site do inep, pela página do participante pelo link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/. O candidato deve acessar a página do participante (a mesma utilizada para fazer a inscrição), entrar com o CPF e senha (que pode ser recuperada por reconhecimento facial ou pelo e-mail cadastrado caso tenha sido perdida) e acessar a área “Resultado” para consultar a nota.

 

O resultado é a porta de entrada dos concluintes do Ensino Médio para o Ensino Superior. Por ele, os estudantes podem ingressar em universidades do Governo Federal, pelo Sisu, em faculdades particulares com descontos de 50% e 100%, pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) e obter financiamento estudantil pelo Fies.

 

Pelo Sisu, foram disponibilizadas 5.250 vagas para Alagoas, das quais 4.015 em 98 cursos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e 1.235 em 36 cursos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

 

Cronogramas

 

Sisu

 

Período de Inscrições: 17 a 21 de janeiro

Resultado do SiSU: 26 de janeiro

Matrículas: 27 a 31 de janeiro

Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro

 

ProUni

 

Inscrições: 24 a 28 de janeiro

Primeira chamada: 26 de fevereiro

Segunda chamada: 26 de março

Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 de março

 

Fies

 

Inscrições: 4 a 7 de fevereiro

Resultados: 18 de fevereiro

Início da convocação da lista de espera: 25 de fevereiro













alagoas.al.gov.br


Notícias Relacionadas »
Primeiro Poder  Publicidade 1200x90